O número de dispositivos móveis será superior a população mundial até 2012

mapa_mundi

O departamento Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast Update da Cisco nos mostra alguns dados bem interessantes para o ano de 2012. O relatório examina o crescimento dramático que estamos vendo no espaço da Internet móvel, incluindo as demandas enormes de dados móveis, o crescimento do vídeo móvel e a ascensão do smartphone como novo sinônimo para a própria web.

Globalmente, o tráfego de dados móveis cresceu 2,3 ​​vezes em relação a 2011, mais do que duplicando pelo quarto ano consecutivo. O tráfego ainda cresceu mais rápido do que a Cisco já havia previsto: tinham atrelado ao crescimento 131% ano-sobre-ano. Na realidade, o tráfego cresceu 133%.

Em 2011, tráfego de dados móveis foi de 8 vezes o tamanho de toda a Internet global em 2000 (597 petabytes vs 75 petabytes).

O número de dispositivos moveis conectados ultrapassará o número de pessoas na Terra até o final de 2012. Até 2016, haverá 1,4 dispositivos móveis por habitante. Naquele ano, haverá mais de 10 bilhões dispositivos moveis conectados, incluindo máquina-máquina (M2M) módulos. Mais uma vez, o número será superior a população mundial prevista para 7,3 bilhões.

VIDEO

O crescimento da web móvel e sua infinita necessidade por mais dados, de conectividade e mais largura de banda, não mostra sinais de desaceleração. Uma das principais atividades para usuários móveis, em particular, é assistir videos. Pela primeira vez, os videos são responsáveis ​​por metade de todo o tráfego (52%). Isto é, em parte, devido ao aumento da conectividade e telefones capazes de visualização de vídeo. Em 2016, os vídeos serão mais de 70% do tráfego.

Crescimento dos videos também pode ser atribuído aos aumentos dos dispositivos que podem rodar mais rápido e em velocidades maiores, que ajudam a impactar a linha de fundo global em termos de utilização de dados. Caso em questão: telefones 4G, apenas 0,2% das conexões móveis, já estão respondendo por 6% do tráfego de dados móveis. Em 2016, 4G chegará a 6% de todas as conexões, mas 36% do tráfego total, ou 9 vezes maior do que telefones sem 4G.

CLOUD MOBILE

Em alguns casos, os aplicativos móveis em nuvem são aplicações de vídeo (como YouTube e Netflix), outras vezes são música (Pandora, Spotify), games ou aplicativos de redes sociais. Mas os aumentos de conectividade móvel tem permitido o que dispositivos de hardware limitados funcionando como ferramentas para o consumo de mídia.

Um usuário com um smartphone de 8GB irá consumir mais conteúdo em 2 anos que pode ser armazenado no próprio aparelho. E um proprietário de smartphone que utiliza Netflix, Pandora e Facebook vai gerar mais de duas vezes o volume de tráfego gerado por um proprietário de smartphones apenas usando e-mail e aplicações web.

SMARTPHONES

Smartphones estão crescendo em popularidade e uso, também, como indicado pelo aumento da demanda do grupo de tráfego de dados. Em 2011, o uso do smartphone médio quase triplicou, passando de 55MB por mês no ano passado para 150MB / mês hoje. Em 2012, mais de 100 milhões de usuários de smartphones estarão usando mais de 1GB/mês de dados. E em 2016, o tráfego de dados mensal mundial de smartphones vai passar de 10 exabytes por mês, com o smartphone em média gerando 2,6 GB/mês, um aumento de 17 vezes a partir de 2011.

Telefones com mais recursos

Mesmo que a percepção nos mercados desenvolvidos é que os smartphones estão em toda parte, a maioria do mercado de telefonia móvel ainda está usando aparelhos básicos. Em 2011, estes dispositivos representaram 88% do mercado e seu uso de dados cresceu 2,3 ​​vezes, de 1,9MB para 4,3MB no ano passado. Em outras palavras, mesmo “dumb phones” estão ficando mais espertos e capazes de consumir mais dados.

TABLETS

Os tablets são um grupo crescente também, com suas demandas de dados próprios. O número de tablets conectados triplicaram no ano passado para 34 milhões, cada geração cresce cerca de 3,4 vezes mais tráfego do que o smartphone em média (517MB por mês versus 150MB/mês para smartphones). Em 2016, os tablets terão cerca de 10% do tráfego global de dados móveis.

ANDROID VS IPHONE

E quanto a batalha Android vs iPhone? Em termos de consumo de dados, o Android parece está ganhando (A autora do texto não tem certeza se isso pode considerar o Android como vencedor). Como aplicações Android são mais livres para executar em segundo plano, a figura não é tão surpreendente. Mas esta é também uma função da quota de aumento mercado global do Android. Hoje, o consumo de dados em dispositivos Android é 29% maior do que os dispositivos da Apple em termos de megabytes utilizados por mês.

Você pode conferir o relatório completo clicando aqui.

FONTE: http://techcrunch.com/2012/02/14/the-number-of-mobile-devices-will-exceed-worlds-population-by-2012-other-shocking-figures

Leonardo França

Empreendedor/Nerd/Programador/Gamer, viciado em games desde seu primeiro video game - um Master System e entusiasta de tecnologias web, principalmente Flash Platform

More Posts - Website - Twitter - Facebook

Comments

comments

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply

Read previous post:
sad-firefox
A morte do Firefox

O Firefox tem perdido terreno para o Internet Explorer, Chrome e Safari. Na maioria de 2009 a tendência era bastante...

Close