Como 15 empresas de tecnologia escolheram seus nomes

start_up_finance

Muitas startups tem nomes que hoje são icones, você não consegue mais desligar o produto da marca. Construir uma marca é um dos passos mais importantes para consolidar uma empresa, principalmente as startups. Enquanto não acho um nome bacana para minha startup, veremos como 15 empresas de tecnologia escolheram seus nomes de acordo com o theatlantic 🙂


Twitter

Será que o nome "Status" pegaria?

O Projeto começou chamando-se “Status”, mas os fundadores decidiram procurar um nome melhor em um dicionário.
Dorsey explica ao Los Angeles Times, “Nós queríamos capturar esse sentimento:. A sensação física que você está zumbindo no bolso do seu amigo. É como zumbido em todo o mundo.”
“Então nós fizemos um monte de name-storming e acabamos na palavra “twitch”, por causa do modo de como o telefone vibra. Mas ” twitch” não é um nome bom para um produto”
“Então olhei no dicionário palavras em torno dele, nos deparamos com a palavra ‘twitter’ e foi simplesmente perfeito. A definição era “uma pequena explosão de informações inconsequentes ” e “ruídos de pássaros”.


Zynga

Zynga foi baseado em um bulldog


Mark Pincus deu o nome de sua companhia por causa de seu bulldog americano, Zinga.


Google

Googol é o 1 seguido de 100 zeros

Google veio do termo matemático googol que é o número um seguido por cem zeros.
Na sua versão mais antiga, Sergey Brin e Larry Page nomearam seu motor de busca como “Back Rub” em seguida, mudaram o nome para o Google, que deriva do termo matemático “googol”.
Brin e Page escolheram “googol” porque serviu perfeitamente para representar um poderoso motor de pesquisa com acesso a toneladas de informação.


Yahoo

Yet Another Hierarchical Officious Oracle???

Jerry Yang e David Filo renomearam sua empresa, “Jerry’s Guide to the World Wide Web”, em 1994.
O novo nome, Yahoo, foi selecionado para a sua definição mais literária do que por sua sigla, Yet Another Hierarchical Officious Oracle.
Yahoos em As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift eram criaturas selvagens. Yahoo, então, significava “rude, sem sofisticação”.


Skype

Sky peer-to-peer

O nome inicial do projeto que se tornou o Skype era “Sky peer-to-peer”. Em seguida passou a ser “Skyper”. O “r” foi cortado mais tarde devido a restrições do nome de domínio.


Apple

Apple Computer

De acordo com seu co-fundador Steve Wozniak, Steve Jobs apareceu com o nome “Apple Computers” durante o caminho na estrada entre Palo Alto e Los Altos.

“(Jobs) disse: ‘Eu tenho um grande nome:. Apple Computer’ Talvez por ele ter trabalhado em macieiras. Eu nem sequer perguntei. Talvez para ele, tinha algum outro significado. Talvez a idéia ocorreu baseado na Apple Records. Ele era amante de música e como muitas pessoas são técnicas, pareceu ter uma boa conotação, pensei instantaneamente: ‘Teremos um monte de problemas de direitos autorais.’ “(via Apple Confidential 2.0: The Definitive History of the World’s Most Colorful Company).


Pandora

Pandora recebeu o dom da música de Apollo

Consta na página da empresa:
“O nome Pandora significa “a que possui todos os dons” em grego. Na antiga mitologia grega, Pandora recebeu muitos dons dos deuses, incluindo o dom da música, de Apollo. Ela também foi, como todos sabemos, muito curiosa. Diferentemente dos deuses de antigamente, no entanto, nós celebramos a virtude que se tornou nossa missão, recompensar os curiosos musicalmente com uma experiência interminável de descoberta de música. ”


GoDaddy

GoDaddy 😀

Bob Parsons fundou GoDaddy em 1997 sob o nome Jomax Technologies.
Dois anos depois, a empresa procurou um nome mais memorável e teve uma sessão de brainstorming com os empregados. O nome “Big Daddy” foi sugerido, mas esse domínio já não estava disponível.
A idéia se transformou em GoDaddy. Parsons gostou do novo nome porque ele fez as pessoas sorrirem.


Hulu

Hulu em mandarim é gravação interativa ou cabaça

Jason Kilar, CEO da Hulu, escreve como o nome de “Hulu” foi escolhido:

“Em uma série de maratona de nomes, Eric, Christina, Eugene e eu criamos, analisamos ​​e debatemos uma longa lista de nomes, preenchendo as paredes com dezenas de possibilidades de julho e agosto….”

“Em algum momento durante a maratona de nomes, o nome sugerido foi Hulu…. Em mandarim, o Hulu tem dois significados interessantes, cada um altamente relevante para a nossa missão…. Ele literalmente se traduz em “cabaça”, que antigamente era escavado e usado para manter objetos preciosos. O significado secundário é “gravação interativa” . Vimos as duas definições como apropriados e altamente relevantes para a missão do Hulu”.

“Ficamos animados também porque o nome não tinha qualquer significado no idioma Inglês. Dado que tinha aspirado — E continuar a aspirar – para criar uma experiência única que é ao mesmo tempo. Para fins práticos, temos também a intenção de ter um nome relativamente curto e fácil de pronunciar. ”


Etsy

Etsi em latim significa 'e se'

Robert Kalin procurou uma palavra sem sentido e que ele poderia transformar em uma marca. Ele ouviu filmes estrangeiros, escreveu o que ouviu e transformou no nome da empresa.
Kalin explica a Readers Digest, “Eu estava assistindo Fellini’s 8 ½ e escrevendo o que ouvia. Em italiano, você diz muito ‘ETSI’ que significa ‘oh! sim” e em latim, significa ‘e se'”.


Meebo

Nome fácil de lembrar

Os fundadores queriam um nome de duas sílabas sem sentido e que fosse fácil de escrever. E começou com “M”, que foi um plus.
“Meebo não é sigla secreta ou piada interna”, o blog da empresa explica.
“Tanto quanto sabemos, não se traduz em nada … Sandy, Seth e Elaine anotaram todos os possíveis nomes que poderiam pensar em um guardanapo. Duas sílabas eram um requisito e Elaine inclinou-se fortemente para nomes que começaram com ‘M’, a letra não tinha que ter nenhuma associação prévia e a ortografia deveria ser fácil o suficiente para que se você ouvi e escrever”… eles vieram com cerca de cinquenta nomes antes de começar a se repetir. Eles testaram todos os cinqüenta nomes, um por um, em um browser e foram eliminando até que sobraram alguns poucos nomes. Depois de algumas variações, eles escolheram Meebo e voilà! ”


Yandex

Trocadilho bilíngue com INDEX

O nome do motor de busca russo é tanto uma sigla quanto um trocadilho.

Segundo a Wikipedia, “O nome inicialmente significava ‘Yet Another iNDEXer’. A palavra russa “Я” (“Ya”) corresponde ao pronome pessoal inglês ‘eu’, fazendo ‘Яndex’ um trocadilho bilíngüe sobre ‘index’, outro trocadilho é baseado em contraste yin e yang”.


Bebo

Acrônimo para blog early, blog often

A Rede social Bebo é um acrônimo para “blog early, blog often”.


Zillow

Junção de zilhôes com pillow (travesseiro em inglês)

De acordo com Zillow, “O nome Zillow evoluiu a partir do desejo de fazer zilhões de pontos de dados para casas acessíveis a todos. E uma vez que uma casa é mais do que apenas dados – é onde você coloca sua cabeça para descansar durante a noite, como um travesseiro(pillow), Zillow nasceu”.


Yipit

Script em Python ajudou a completar o nome

Co-fundador Vinicius Vacanti escreveu um post sobre como foi difícil para o nome de seu daily deals aggregator, Yipit. Ele explica o processo cansativo:

“Nós viemos com uma longa lista de nomes terríveis e estes foram os que realmente agradaram: Streetcake, frankencity, 1gotham, citybat, noocher, zaxme”.

“Nós queríamos algo curto e nós decidimos que queríamos o domínio com final ‘it’. Nós imaginamos as pessoas dizem ‘Google’, e nós esperamos que um dia, quando fomos bastante popular, que poderia tornar mais fácil para as pessoas por ter o ‘it’ como parte do nome. ”

“Então, eu escrevi um script simples python para gerar cada [consoante] [vogal] [consoante] it.com. Com 21 consoantes e cinco vogais, que resultaram em 2.205 domínios possíveis …. Cerca de 400 estavam disponíveis. Os domínios disponíveis foram terríveis, mas entre o lixo, viu a agulha no palheiro:. yipit.com ”


BÔNUS
Resolvi acrescentar um bônus nessa relação das startups, por ser uma empresa que admiro muito e no qual uso bastante as ferramentas e tecnologias. Charles Geschke – Co-Fundador da Adobe Systems – contou a Jessica Livingston no livro Startup, entre outras coisas, como o nome foi escolhido 🙂

Adobe

Adobe Creek é o nome de um rio

Jessica: Por que esse nome?
Geschke: Começamos a pensar em nomes vagamente associados ao que íamos fazer. Mas havia tantas empresas na Califórnia, que era difícil escolher um nome. Decidimos ter um nome não muito ligado à atividade porque não sabíamos bem em que direção iríamos. No PARC*, quando iniciávamos um novo projeto e precisávamos de um codinome, literalmente lançavamos um dardo no mapa. Se o dardo parasse num rio ou numa cidade, aquele seria o nome do projeto. Eu estava olhando um mapa e vi o nome Adobe Creek – um rio que passa atrás da minha casa. Sugeri Adobe, e John concordou. Foi assim.

*PARC era(ou é ainda) a divisão de pesquisa e desenvolvimento da Xerox em Palo Alto no ínicio da década de 80.

FONTE: http://www.theatlantic.com/technology/archive/2011/08/yipit-zynga-hulu-how-15-tech-companies-picked-their-names/242446/

Leonardo França

Empreendedor/Nerd/Programador/Gamer, viciado em games desde seu primeiro video game - um Master System e entusiasta de tecnologias web, principalmente Flash Platform

More Posts - Website - Twitter - Facebook

Comments

comments

Powered by Facebook Comments

2 Responses to Como 15 empresas de tecnologia escolheram seus nomes

  1. liza says:

    Muito boa a matéria. Parabéns!!!

  2. Lembrando que Adobe quer dizer saibro. O que encaixou muito bem, visto a relação com construir coisas.

Leave a Reply

Read previous post:
nvidia-tegra
Não teremos Kal-El nos tablets até outubro

Agosto foi o mês prometido pela NVIDIA para mostrar algum tablet rodando seu novo processador Kal-El, mas parece que foi...

Close